Escrevo com caneta de tinta permanente marca Sheaffer, aparo de ouro, em papel de 80 gramas. Tal como cantava o antigo samba, “tenho uma irmã que se chama Ana” que nas suas inspiradas horas vagas transfere tudo para o computador, de preferência em caracteres arial, corpo 12 a espaço e meio. É sobre essa mancha a princípio estranha, que vou exercer a minha crítica interveniente que pode dar para demolir tudo e refazer ao sabor do momento. Se for longo, o novo texto salta para o bico da Sheaffer e assim sucessivamente. A verdade é que, apesar da minha aversão às teclas, que vem talvez do tempo das máquinas de escrever nas quais erros e correcções se sobrepunham á ideia e sobretudo ao prazer da escrita, e das tentativas falhadas de fazer corresponder os sons que despertava nas teclas do piano aos que ia descobrindo algures nos neurónios inacessíveis, acabei por me render à clareza das manchas que, apesar do conflito com as teclas, vou manobrando e orientando no sentido das paragens nunca localizadas da memória ou do desejo. O conflito situa-se agora, mais raivosamente, ao nível dos telemóveis, sobretudo quando por delicadeza me sinto obrigado a enviar um SMS.

Então e o “blog”?

O blog veio ao meu encontro. Apareceu feito por traição da minha própria filha Ana (são três as minhas Anas mais próximas: mulher, filha e irmã) e não sei como serão as nossas futuras relações. Com o blog, evidentemente. Logo se verà. Mas o verdadeiro responsável foi na verdade O DIA CLARO.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A GAIOLA!


O MELHOR DESTINO?

Na madrugada de “O Dia Claro” da Libia, desde o dia 17 deste mês de Julho de 2011 que a cidade de Bengazi apresenta a “Exposição dos crimes de Kadhafi”, um dos últimos ditadores de carne e osso, onde a efígie do ditador em tamanho natural é exibida dentro de uma gaiola.


No ano de1966 em Lisboa, a Prelo Editora publicou o meu primeiro livro, uma novela com o título “A Execução”, cuja capa eu próprio executei em caracteres tipográficos. É a história simples de um forasteiro que desembarca numa cidade, na altura em que se desencadeia uma revolução popular contra o ditador local. Numa altura em que se encontrava nas imediações do palácio, reconhece a figura do ditador em fuga e com a promessa de o salvar consegue captura-lo e acaba por o encerrar numa velha jaula de ursos de um circo.
Para denunciar a fraude do poder pessoal, passeia-o pelo interior do país, pelas estradas e aldeias, expondo-o às populações que acorriam festivamente à sua passagem para o verem e para o insultarem.
Uma gaiola é um bom destino para ditadores. Mas não podemos contar mais com isso. A actual ditadura que abrange o planeta é abstracta e os seus agentes inacessíveis.
Temos de encontrar outros meios para pôr fim à DITADURA DOS AGIOTAS e prosseguir o caminho para “O Dia Claro”.

Lisboa, 28 de Julho de 2011

1 comentário:

  1. Muito boa a comparação entre as ditaduras ministradas pelos grandes caudilhos e essa mais solerte e sorrateira que se faz presente nos dias atuais em que, da mesma forma que as primeiras, se propõe a massificar , manipular e controlar os indivíduos . Vemos essas ditaduras na forma dos anúncios televisivos que acabam por ser formadores de opinião, dos grandes shoppings que pretentem convencer seus freqüentadores de que , só serão verdadeiros seres humanos se usarem roupas de griffe , fizerem refeições fast food e comprarem indiscriminadamente todos os artigos postos a venda já que a ordem é consumir. Vemos essa ditadura manifestando seus plenos poderes na forma da compulsão que todos temos, uns mais, outros menos, mas sempre existente , em aderirmos a MODA, seja ela a das roupas, da decoração da casa ou até mesmo a de escolher os amigos segundo os critérios do point da badalação vigente. Se pesquisarmos veremos essa ditadura sinistra, invasiva , “agiota” em dezena de outras formas a se manifestar e dominar. Julio vc em sua nota propõe que procuremos encontrar “meios para pôr fim à DITADURA DOS AGIOTAS e prosseguir o caminho para “O Dia Claro”, mas me parece que o ser humano não está disposto a isso. Acomodou-se a situação e, por incrível que pareça ainda a ovaciona e pede bis. Só pessoas mais evoluídas, que tem um espírito mais filosófico com vc é que se dá conta de quanto essa situação é caótica e abismal para a humanidade. Creio que por enquanto é uma luta inglória essa a de pelejar sozinho, por um MUNDO NOVO. Lutar por uma bandeira dessas “ só Jesus abraçando a causa” como se diz aqui no Brasil. No entanto sua tentativa não é de todo inútil. Suas palavras servem de lampejo para aos poucos essas idéias “revolucionarias” serem inculcadas na cabeça das pessoas. O tempo dirá que vc está com razão. O DIA CLARO um dia virá, com certeza.
    Muito carinho

    ResponderEliminar